atencao_compartilhada_aba_e_autismo_link_psicologia

Você já deve ter ouvido falar várias vezes esta expressão: “atenção compartilhada”. Muitas pessoas entendem atenção compartilhada como a criança aprender a apontar. Mas, atenção compartilhada significa bem mais do que isto.

Então, qual é a definição correta? A atenção compartilhada ocorre quando a criança alterna o seu foco de atenção entre uma pessoa e um objeto. A habilidade é subdividida em dois níveis: 1) responder a atenção compartilhada iniciada pelo outro e; 2) a própria criança iniciar a atenção compartilhada.

atencao_compartilhada_2_aba_e_autismo_link_psicologia

E o que vocês acham que é mais fácil da criança aprender

e que, portanto, deve ser ensinado primeiro?

Se você respondeu que é mais fácil para a criança aprender a responder à atenção compartilhada, você acertou.

E como fazer isto? O primeiro passo é escolher itens de interesse da criança, objetos que a motivem bastante. Depois disto, a família deve apontar o objeto para que a criança acompanhe o apontar dos pais com o olhar.

É importante lembrar que existem diferentes níveis de dificuldades nesta tarefa e que é importante que os cuidadores criem condições para que a criança acerte sempre, reduzindo ao máximo o nível de dificuldade no início e aumentando a exigência gradualmente.

 Por exemplo, podemos começar com uma distância pequena e gradualmente aumentando a distância do objeto, de modo que a criança siga o apontar dos pais cada vez mais longe. Podemos também inicialmente dar ajuda física, ou nomear o objeto de modo que aumente a chance da criança olhar. Independente do nível de ajuda fornecido, ao seguir o apontar, a criança é “premiada” recebendo o brinquedo/objeto de interesse. Fazendo isto, estamos aos pouquinhos ensinando à criança que é possível “conversar com o olhar”.

Kryzak, L. A. & Jones, E. A. (2015). The Effect of Prompts within Embedded Circumscribed Interests to Teach Initiating Joint Attention in Children with Autism Spectrum Disorders. J Dev Phys Disabil, 27, 265–284.

FacebookTwitterGoogle+