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O atraso no desenvolvimento da linguagem verbal é uma característica marcante das crianças com Transtorno do Espectro do Autismo e uma grande preocupação dos pais. Mas o que é possível fazer para desenvolver essa habilidade?

Antes de começar a utilizar palavras e frases, as crianças emitem sons mais simples, realizando diversas vocalizações, como “ba” e “da”. Ampliar a frequência desses sons é importante para a aquisição posterior do comportamento verbal mais sofisticado. Nessa fase, quando as crianças estão emitindo vocalizações, já podemos começar a intervir. Um componente chave para o desenvolvimento das vocalizações é que elas sejam respondidas quando ocorrem. Estudos recentes sugerem que imitar a vocalização da criança imediatamente após ela emitir esse comportamento aumenta a frequência da emissão de vocalizações.

É importante, então, ter momentos de interação com a criança que permitam que os pais fiquem atentos às vocalizações que seus filhos emitem para poder imitar. Agindo assim aumenta-se a probabilidade de a criança emitir vocalizações, o que é muito importante para o desenvolvimento da linguagem.

Pelaez, M., Virues-Ortega, J., & Gewirtz, J. (2011). Reinforcement of vocalizations through contingent vocal imitation. Journal of Applied Behavior Analysis, 44, 33–40.

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