aba_autismo_brincar_alin_-abreu_e_andrade

 

Você sabia que a hora de brincar é muito importante?! Não só é divertido como também fundamental para o desenvolvimento das crianças. A brincadeira é o modo pelo qual as crianças aprendem sobre o mundo ao seu redor. Na hora de brincar, experimentam novas habilidades e exploram sua imaginação e criatividade. As crianças aprendem muito com seus companheiros de brincadeira, como por exemplo, a se relacionar com outras pessoas, por isso devem saber proporcionar um ambiente mais agradável às crianças e usar desse momento para estimulá-las!

Mas, o que podemos fazer para aproveitar ao máximo o tempo de brincadeira e ajudar na estimulação da nossa criança? Vamos conferir algumas ideias?

Vá devagar!

Ajude o seu filho mostrando primeiramente como funciona o brinquedo. Você pode começar a brincadeira com algo simples, como empilhar um bloco em outro e, em seguida, incentivá-lo a tentar um pouco sozinho. Forneça ajuda, por exemplo pegando em sua mão e mostrando como se faz, para que ele não fique desmotivado ou frustrado com a tarefa. Assim ele terá a oportunidade de aprender novas habilidades mais facilmente.

Leia seus sinais

Seu pequeno pode não ser capaz de dizer com palavras quando está ficando cansado ou desanimado com a brincadeira. Mas ele tem outras maneiras de demonstrar isso! Por exemplo por meio de sons, expressões faciais e gestos. Ler os sinais que precedem uma birra ajuda a evitá-la. Podemos mudar de atividade para outra antes que ela comece a chorar.

Observe seu ambiente

A área é ideal para a brincadeira? Há muito barulho ou outras distrações? É um bom lugar para a atividade que você escolheu, como correr, jogar bola, ou pintar? Verificar o espaço antes de iniciar a atividade pode evitar uma birra, um acidente, ou um objeto quebrado. Tente buscar o que influencia positivamente ou negativamente o seu filho quando ele está brincando. Por exemplo, muitos ruídos atrapalham o seu filho? Muitos objetos o distraem? Brincar em uma área mais calma e com menos estímulos pode ajudar.

Ajude na socialização

É importante que todas as crianças estabeleçam relações com os seus pares, tendo elas autismo ou não. Organize brincadeiras em grupo ou procure oportunidades para o seu filho brincar com outras crianças, como no parque ou durante uma hora no recreio. Divertir-se com os colegas é uma forma importante que as crianças têm para aprender habilidades sociais como dividir, resolver problemas e praticar a imitação.

FacebookTwitterGoogle+